A CIA DO MEU TIO nasce do encontro entre os atores Lucio Tranchesi e Alexandre Luis Casali num retiro para estudo do clown, ministrado por Carlos Simioni e Ricardo Puccetti integrantes do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, da UNICAMP, em 1999.Desse retiro também participa João Lima, que vem a ser o diretor do primeiro espetáculo da CIA, O SAPATO DO MEU TIO, encenado pela primeira vez em 21 de setembro de 2005, graças ao Prêmio de Estímulo à Montagens de Médio Porte da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Em 2006 os atores Lucio Tranchesi e Alexandre Luis Casali e a produtora Selma Santos concretizam a criação da CIA DO MEU TIO com o intuito de levar o espetáculo a muitos lugares e a platéias especiais, como na temporada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em que 20% da lotação era destinada a pessoas com deficiência auditiva. Nesse mesmo ano o espetáculo é vencedor do Prêmio Braskem de Teatro, nas categorias Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção e Melhor Ator (Lucio Tranchesi).
O SAPATO DO MEU TIO, além de cumprir temporadas em vários teatros de Salvador, participou de diversos festivais brasileiros, sempre com grande aceitação, como a 41ª Edição do FILO - Festival Internacional de Londrina - PR; Festival Janeiro Brasileiro de Comédia - São José do Rio Preto - SP; Palco Giratório do SESC em 2008 - passando por mais de 50 cidades de norte a sul do Brasil; 1ª FIAC - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia; 5ª Edição do SESC FestClown - Festival Internacional de Palhaços de Brasília - DF; Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro - Salvador - BA, dentre outros festivais, dando prosseguimento ao sucesso alcançado nas platéias de Salvador.
Em 2009 o espetáculo O SAPATO DO MEU TIO inicia sua carreia internacional sendo convidado a representar o Brasil na 12ª Feria Internacional del Libro de Santo Domingo, na República Dominicana no qual cerca de 800 pessoas se fizeram presentes, com grande repercurssão; daí o convite para representar o Brasil na programação do Outoño Cultural Iberoamericano, em Huelva e Sevilla, na Espanha em 2010, edição em que o Brasil foi país homenageado. Ainda em 2010 a CIA DO MEU TIO viajou com o espetáculo para a Guiana Francesa, a convite do Festival Lês Tréteaux Du Maroni. Participou em Santiago, no Chile, do Festival Brasil em Chile, Chile en Brazil. Em 2013 o espetáculo comemorou o Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo no Teatro Mòliere da Aliança Francesa, em Salvador e participou da XI edição do SESC FEST CLOWN, Festival Internacional de Palhaços em Brasília, na sala Plínio Marcos - FUNARTE.
Nesses cinco anos de existência o espetáculo já tem um currículo considerável de apresentações tendo sido visto por mais de 80 mil pessoas em mais de 300 apresentações.
O SAPATO DO MEU TIO na TOURNÊ PALCO GIRATÓRIO - SESC, em 2008.
Em 2008 O SAPATO DO MEU TIO participou do maior projeto de circulação das artes cênicas do Brasil; o PALCO GIRATÓRIO do SESC.
Começamos nos despedindo de Salvador e fizemos em uma semana; Recife, Porto Alegre e Cuiabá. (1)
Nossa participação em Palmas e Campo Grande; onde fizemos intercâmbio com grupos locais e ministramos oficinas. (2)
No Pará nos apresentamos em Belém, Ananindeua e Castanhal.
MALA SEM ALÇA, PALHAÇO SEM CALÇA é um espetáculo de rua de Alexandre Luis Casali e durante a tournê contou com a participação de Lucio Tranchesi. (3)
No Amazonas nos apresentamos em Manaus; atravessamos o rio Negro e fomos até o rio Solimões num dia de São Pedro para o espetáculo em Manacapurú; em Roraima nos apresentamos em Boa Vista e em Iracema. (4)
Brasília e Taguatinga no Distrito Federal. (5)
João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. Em Mossoró, no Rio Grande do Norte e em Vitória do Espírito Santo. (6)
No Rio Grande do Sul; em Porto Alegre, São Leopoldo, Montenegro, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Santa Rosa, Uruguaiana, Lajeado e Santa Cruz do Sul. (7)
São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. (8)
Em Santa Catarina: Jaraguá do Sul, São Bento, Joinville, Brusque, São Francisco do Sul e Itajaí. (9)
... Blumenau, Guaraciaba, Chapecó, Concórdia, Lages, Lages-Pousada Rural. (10)
E concluindo a tournê, ainda em Santa Catarina, nas cidades de: Criciúma, Tubarão, Laguna e Florianópolis. (11)
11 comentários:
Acabo de chegar da apresentação feita no Teatro Goiânia(dia 12).
Parabenizo-os pelo maravilhoso espetáculo! Emocionante que faz rir, chorar e pensar...
Tive a felicidade de apreciar o espetaculo aqui em Montenegro/RS, e nem tenho palavras para registrar o quanto gostei! Boas risadas e reflexão garantida pra quem assiste!
Fiz um pequeno comentario no meu blog, se puderem me dar a honra da visita e um comentario, seria muito legal: http://piquenors.blogspot.com/
Abraço!
Assisti em Lajeado/RS e amei. Ri e chorei de tão emocionante. Com certeza um dos melhores espetáculos que assisti até hoje...
Parabéns à todos pela bela produção.
Abraços, Mirna e Júlia
Sou de argentina!! Muito bom !!! par bens!!
sem,palavras....vcs foram minha melhor familia por alguns e belos dias...AMO muitoooo vcsss..abracos tiozinho lucio,xande,nathi,davi.
Vocês virão a Fortaleza??
Postar um comentário